Alguns estilos de jardins para inspiração

No Terceiro artigo do meu Blog, trago diferentes estilos de jardins, com características únicas e semelhantes.

Com a tendência cada vez maior de as pessoas trabalharem em suas casas, estes locais estão se transformando. Estão se tornando locais que oferecem bom conforto e um bem estar, o que ajuda nas atividades do dia a dia e aliviam o estresse.

Os jardins, diante desta tendência, se transformam em lugares que vão além do observar, ou seja, passam a oferecer um contato maior com as pessoas, de maneira que elas possam desfrutar mais da natureza. Diante deste cenário, existem diversos estilos de jardins que podem ser criados dentro de uma casa. Eu abordarei alguns dos mais conhecidos atualmente.

Jardim Clássico ou Formal:

Este estilo, também chamado de jardim italiano, é um dos mais antigos que ainda é adotado em alguns lugares. Está muito presente em grandes construções como diversos palácios franceses. No Brasil, o Museu do Ipiranga é um dos locais que contém um vasto Jardim Clássico.

Devido ao seu equilíbrio rígido e formal, com a presença de diversos elementos geométricos, tem-se a impressão de que o jardim foi criado com régua e compasso. Figuras de Topiaria e fontes de água também são comuns no estilo. Veja algumas fotos:

Clássico1

Clássico2

Colonial:

Assim como o Clássico, o estilo Colonial também possui algumas características semelhantes como a presença de fontes de água e de elementos geométricos em alguns destes jardins. Uma das diferenças é que muitos dos elementos decorativos são originários de antigas fazendas do período colonial. Além disso, vasos de barro, charretes com flores e rodas de carroças antigas, também fazem parte do estilo de decoração deste jardim.

colonial1

colonial2

Contemporâneo:

Este é, provavelmente, um dos estilos de jardins mais comuns encontrado atualmente, seja em residências, seja em alguns locais públicos, como parques e restaurantes.

O principal objetivo do estilo é o Prazer de Viver. Comparado aos dois estilos acima, possui plantas estruturais, linhas retas em grande abundância, mostradas através de vários elementos, seja pela pavimentação, pelas paredes, por pergolados ou pelo mobiliário. Este, aliás, também apresenta características contemporâneas, como a simplicidade e poucos detalhes.

Há a necessidade de se ter um bom espaço externo para montar este tipo de jardim, como nas fotos abaixo:

contemporâneo2

contemporâneo1

Zen:

O último dos estilos é voltado a pessoas que buscam meditação e tranquilidade. Este tipo de jardim pode ser criado tanto na parte interna quanto externa da casa. A simplicidade, assim como no estilo contemporâneo, é uma das suas principais características.

Uma das vantagens em relação ao Estilo acima é que o espaço para se cria-lo não precisa ser de grandes proporções, já que os elementos que o compõe possuem maior importância. Há complementação entre muitos elementos do ambiente como pedras, arbustos e árvores, de maneira que cada um se expressa como um todo no local, através de uma posição que melhor se destacar, quebrando a hierarquia existente em outros estilos.

zen2

zen1

Estes foram alguns estilos de jardins para você se inspirar e transformar o seu jardim, de maneira que fique mais confortável para ti, para a sua família e seus amigos. É importante ressaltar que é preciso observar diversos fatores na montagem ou reforma de um jardim, como, por exemplo, os tipos de plantas e flores que podem ser colocados no solo. Consulte várias fontes e especialistas da área para lhe dar sugestões e informações técnicas.

Com o tempo, colocarei aqui dicas de jardinagem e de projetos paisagísticos.

Assine o meu Blog e fique por dentro das últimas notícias!

Até Logo!

http://www.dickoatts.com/refreshing-courtyard-gardens-design-in-classic-style/astonishing-murray-bench-niche-web-courtyard-gardens-design/
http://homeae.info/top-classical-garden-ideas.html/classical-garden-models
Contemporâneo:
http://hepok.com/colorful-trendy-outdoor-garden-ideas/
http://coolshire.com/contemporary-garden-design-ideas/
http://www.digsdigs.com/contemporary-garden-design-by-eckersley-garden-architecture/
Zen:
http://www.cottagegardening.com/wp-content/uploads/2013/07/Elements-of-a-Peaceful-Zen-Garden-2.png
http://www.rainbowacupuncturelv.com/wp-content/uploads/2012/06/Japanese-Zen-Garden.jpg
Colonial:
http://www.nvrpa.org/park/carlyle_house_historic_park/content/garden
http://mrwilliamsburg.files.wordpress.com/2011/03/garden.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s