Ambientes Corporativos Inspiradores

O conforto não deve ser buscado somente no interior de nossas casas, já que gera um bem estar em nós mesmos e melhora a produtividade nas atividades do dia-a-dia, principalmente durante o trabalho. Portanto, deve-se busca-lo em qualquer tipo de ambiente que estivermos. Como muitas vezes passamos boa parte do nosso tempo em ambientes corporativos como escritórios, estes locais devem oferecer aos funcionários mais do que condições adequadas de trabalho: eles devem despertar a criatividade, o que consequentemente melhora a produtividade na empresa.

Neste artigo, eu mostrarei a vocês fotos de alguns ambientes corporativos e criativos de empresas conhecidas mundo afora, e que é possível transformar o local de trabalho de tal maneira que os funcionários sintam-se em suas próprias casas, ou seja, confortáveis, o que lhes permite uma melhor concentração, além de despertar a criatividade.

Empresas como Google, Microsoft e Adobe, por exemplo, trabalham quase que totalmente com criação e desenvolvimento, por isso necessitam despertar a criatividade em seus funcionários, dando a estes a possibilidade de apresentarem novas ideias seja para projetos existentes, em desenvolvimento ou que ainda não foram colocados no papel. Ter um local de trabalho que ofereça um bom conforto é essencial nas empresas não voltadas exclusivamente à produção. Se você pretende montar um escritório que desperte a criatividade em seu funcionário, então, com certeza, estas imagens lhe inspirarão nesta montagem.

A primeira imagem é um projeto de um ambiente corporativo de uma grande empresa de software: Adobe.

2f0e8__adobe-corporation-office-for-2013-design-reference

As linhas retas do ambiente, com detalhes dos nichos nas paredes e no teto combinam com o piso do local, modulado de forma a lembrar os pixels do computador, juntamente com a cortina de fitas ao lado esquerdo, feita com objetos retangulares de várias cores, que forma uma transição de uma cor fria para uma cor mais quente. Esta transição é passada aos bancos modulares e alinhados em fileiras, com placas dos logos de cada programa da Empresa. A simplicidade e o minimalismo presentes no ambiente geram um grande espaço já que a área do Piso é grande e está na cor preto, ressaltando os elementos coloridos.

O que temos na próxima imagem é um hall de entrada de um escritório da Vodafone em Portugal.

Vodaphone-Interior-3

O desconstrutivismo toma forma já na parte externa do edifício. O concreto aparente serviu como solução estrutural no projeto. O Hall também possui uma forma desfigurada, igual ao lado externo, com o teto e algumas paredes acabados com gesso, o piso que acompanha o mesmo formato e o concreto aparente ao lado direito. Neste caso, até o sofá vermelho acompanha a desfiguração do ambiente. A iluminação também é um ponto de destaque no local. A Sanca de gesso projeta nas paredes um efeito luminoso que acompanha as formas restantes do ambiente.

O Estúdio BBC North, na cidade de Salford, no Norte da Inglaterra, também realizou algumas mudanças no local de trabalho com o intuito de ressaltar a criatividade. Neste local houve diversas mudanças, que podem ser conferidas clicando aqui. A imagem abaixo ilustra uma das mudanças ocorridas em um Átrio com um espaço morto:

BBCb

Aqui, objetos circulares em forma de “anéis” ocupam uma parte do entorno do átrio, fazendo com que este espaço não seja inútil, além de oferecer uma visão geral através dele. Os objetos possuem em seu interior almofadas de diversas cores e uma pequena mesa redonda para duas pessoas, e são utilizadas como espaços de discussão e colaboração, no mais público dos locais.

A madeira é um dos principais elementos de decoração de um ambiente. Nesta sala de reunião em um dos escritórios da Microsoft em Viena, na Áustria, podemos ver claramente as sensações que este material nos transmite:

mv_020612_08-630x435

Por natureza, a Madeira, quando presente em qualquer tipo de ambiente, transmite a sensação de tranquilidade e aconchego. Na foto acima, a intenção foi a de criar um local descontraído que não transmitisse as pessoas sensações de que estivessem em um escritório comum ou que pelo menos estivessem em algum lugar fazendo um trabalho de férias.

O Yahoo está entre os dez Sites mais acessados do Mundo. Em Barcelona, o Campus de Pesquisa da Empresa é um tanto diferente de outros locais em termos de decoração. Para um Site de buscas, que envolve um complexo sistema da área de exatas, costumamos imaginar uma situação diferente.

Yahoo-Barcelona-015

Um detalhe interessante que chama a atenção à primeira vista são os painéis nas paredes, que dão completude ao ambiente, deixando-o com uma característica única. Todo o piso do local é feito em madeira com as paredes em branco. Conjuntos de pufes com luminárias de piso espalhados pelo ambiente com tons de verde e roxo predominando, tapetes em formas arredondadas e de pontos de exclamação, bancos com suportes para laptops, mesa de Pebolim e Ping Pong se misturam em um ambiente criativo e inovador.

Quando se fala em decoração de ambientes corporativos, uma das maiores referências que temos atualmente é com certeza, o Google. Já vimos em diversas mídias que esta é uma das empresas que dão aos seus funcionários diversas regalias para que ajudem desenvolver mais a criatividade, além de não haver horário fixo de trabalho. Até cachorro, algo incomum na maioria das empresas, pode ser levado aos escritórios da Empresa. A foto abaixo é de um escritório em Tel Aviv, Israel:

DESIGNRULZ-new-google-tel-aviv-office-by-camenzind-evolution-3

Podemos perceber na foto que o teto é aparente, com tubulações de Sprinkler e de ar condicionado expostos. Isso, no entanto, não interfere no estilo praiano do ambiente. Sabendo-se trabalhar bem o teto aberto, até há complementação com a decoração do local.

A iluminação é um dos destaques deste ambiente. A forma como a luz atinge o mobiliário, a parede e os objetos de decoração causam uma sensação de se estar realmente em uma praia. Tal sensação é completada com as pranchas ao lado direito, a canoa que serve como e a foto das velas sobre a areia do mar na parede ao fundo. O piso de madeira dá um pouco de realidade a imagem, juntamente com outros elementos como a iluminação.

Na imagem abaixo, podemos ver uma manta que imita a cor e o formato da areia do mar, com cadeiras de praia ao fundo, tons de azul em diversas partes, além, pode parecer mentira, de um Toboágua utilizado para os funcionários descerem escorregando pelo andar de cima. Todos esses detalhes complementam o ambiente em questão.

DESIGNRULZ-new-google-tel-aviv-office-by-camenzind-evolution-4

Estes foram alguns ambientes que eu trouxe neste 2º artigo do meu Blog a vocês. Inscreva-se e fique por dentro das últimas novidades em Design de Interiores.

Até Logo!

Fontes das Imagens:

http://www.home-designing.com/2010/07/adobes-office-pictures

http://portugalconfidential.com/2010/07/vodafone-building-in-porto-%E2%80%93-life-in-motion/

http://www.thedrum.com/news/2013/05/15/national-audit-office-criticises-generous-bbc-staff-salford-payments

http://spacemanstudio.co.uk/projects/detail/yahoo-barcelona

http://www.dezeen.com/2012/06/08/microsoft-headquarters-in-vienna-by-innocad/

http://www.designboom.com/architecture/camenzind-evolution-google-office-in-tel-aviv/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s